top of page

Desafios da governança corporativa

  • Foto do escritor: Filipe Casellato Scabora
    Filipe Casellato Scabora
  • 2 de fev. de 2024
  • 1 min de leitura
ree

A pesquisa O Futuro dos Conselhos de Governança 2022-23, produzida pela Global Network of Directors Institute (GNDI), entrevistou 1.071 profissionais de todo o mundo, incluindo conselheiros e C-levels para identificar as prioridades e os principais desafios para a governança corporativa nos próximos anos.


ree

Para 66% dos entrevistados, o principal desafio será a definição e implementação de estratégias de longo prazo em contrapartida a um ambiente dominado por pressões para resultados no curto prazo.


O equilíbrio é a chave: embora questões imediatas não possam ser ignoradas, os conselhos precisam assegurar a continuidade das organizações no longo prazo; é dever do board ser diligente com os checks and balances - a esse respeito, vale ler o artigo da Prof. Ligia Maura Costa (FGV) para o Estadão.


A continuidade do negócio e o poder de resiliência também estão entre os principais desafios; os conselhos devem garantir que as organizações sejam resilientes, mas também facilmente adaptáveis a mudanças no ambiente econômico global.


As maiores prioridades elencadas no estudo – estratégia a longo prazo e continuidade dos negócios e resiliência – refletem a necessidade de focalizar as temáticas da governança corporativa em questões perenes e não imediatistas, sem, contudo, paralisar a organização face às necessárias adaptações à realidade econômica enfrentada.


A pesquisa ainda traz outros insights interessantes sobre o que esperar dos Conselhos no futuro:


ree

Fonte: GNDI


Os resultados completos da pesquisa você encontra aqui.




 
 
 

Comentários


  • Instagram
  • LinkedIn

©2021 por Galáxia Digital

bottom of page